quarta-feira, 23 de março de 2011

 INDÚSTRIA CULTURAL  E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA
por Wilson Junior

Olá queridos internautas, prometi que minha proxima postagem seria mais técnica e mais explicativa. 
Pois bem, vou tentar ser o mais claro possível. 
Muitos de vocês (ou não), devem estar se perguntando o que é INDÚSTRIA CULTURAL?
Percebe-se que nos dias atuais, muitas manifestações "culturais", musica, teatro, cinema vem tomando uma forma muito estranha que a tudo confere um ar de semelhança. Parece que estamos vivendo em uma epoca onde ja não se tem mais autonomia no campo cultural, onde não se cria mais nada, "os produtos vem todo ano com o mesmo formato, mesmo cheiro, só mudam a embalagem e parece que ta tudo certo."
O termo industria cultural surgiu especificamente com a Publicação da "Dialetica do Esclarecimento"(1947), dos Filosofos Alemães Theodor Adorno & Max Horkheimer; esse termo foi inventado para traduzir o que estava surgindo na Alemanha pós-guerra (segunda Guerra Mundial 1939 - 1945), quando ela ainda estava se estabilizando. 
O termo tende a traduzir  que a produção cultural estava sendo estandartizada (padronizada) pela classe dominante, que logo se apoderou da maior parte da produção cultural transformando, o que deveria ser uma manifestação espontânea do espírito criativo em produtos para comercialização. Ou seja, tudo começa a ser estrategicamente  dominado no campo da cultura, para dominar as MASSAS, dai o termo usado hoje em dia : CULTURA DE MASSAS. A cultura que vem padronizada, filmes e mais filmes são produzidos todo o ano pelos estudios de HOLLYWOOD, e todos vem com o mesmo conteúdo. 
Ai você deve pensar: AH, mas tem comedia, romance, drama, suspense, terror, ação. 
Mas percebeu alguma coisa diferente? Todos são rotulados.  Já existe uma formula especifica para cada um desses generos, que deve ser seguida para satisfazer os consumidores da Indústria do Cinema. Até eles não sentem mais a necessidade de serem rotulados com um proposito artistico, eles mesmos se auto definem como Indústria, que produz coisas semelhante a uma fabrica, produzem muita da mesma coisa.
Desde o primeiro minuto que o filme começa você ja sabe como ele vai ter que terminar. Porque isso?
As pessoas gostam do MAIS-DO-MESMO; e é exatamente isso que a indústria propõe. Se você assiste um filme em que o mocinho morre no final, naturalmente maior parte das pessoas vão repudiar esse filme com comentarios   
cada vez mais banalizados. 

Mas vamos ao que interessa, E A MÚSICA, ONDE ENTRA NISSO?

É muito fácil, hoje em dia a indústria cultural tem o domínio de quase todo meio de comunicação de massas, e ela não quer apenas fazer com que você escute as musicas do TOP 10 da MTV! Ela impõe, comportamento, como você deve se vestir, se comportar, falar, o que você deve comprar, afinal, quantos clips que você ja viu, que não mostraram alguém usando o celular pra filmar, tirar foto. O problema é que não é qualquer celular, e ele tambem não aparece de relance, é dado um close que você consegue ver ate a marca!  Sem falar nos tenis, camisetas e etc. É tudo fachada! 
Assim tambem acontece coma as novas caras da Musica nacional e internacional, eles querem se usar do "ARTISTA", para vender coisas, objetos que, se você for parar pra pensar, são inúteis a sua vida, e dependendo das suas condições financeiras só vão ferrar mais e mais a sua vida! Ter uma vida para dedica-lá exclusivamente a este tipo de comportamento apenas para uma inclusão no meio social, ou naquele grupinho de escola, é não ter consciência da vida, é ser um consumidor compulsivo e idiota e retardado, que se submete a vender sua opinião por um celular de R$ 500 reais, o problema não é ter um celular desse, o problema é quando você não pode ter um celular desse, e se enfia numa divida de 10 ou 15 vezes por um celular! E as vezes essa mesma pessoa ta andando de onibus, lotado, sem ter  uma carta, sem ter um carro!
Ou poderia estar investindo em um curso, de qualquer coisa que você tenha interesse mas que ira te dar um resultado a longo prazo.

Os underground's não escapam da industria cultural! 

É isso mesmo, até o famigerado Heavy metal, tem seus clichês! 
Como isso pô? Comé q pode?

Se fomos analisar todo o contexto do Metal desde o seu nascimento lá no BlackSabbath, até os dias de hoje, vamos notar que a maioria dos selos, gravadoras como a NUCLEAR BLAST e a HELLION RECORDS, produzem bandas estandartizadas, com uma formula pronta para agradar os consumidores mais exigentes do estilo! Eu não devo ser um fã idiota e achar que todo trabalho daquele meu ARTISTA preferido, vão ser todos uns clássicos! Eu tenho que reconhecer quando um disco não consegue atingir o nivel de autenticidade musical, criatividade, inovação e  ser vazio de sentido! 

Tive essa decepção com dois lançamentos deste ano que passou :
O primeiro foi com o ANGRA, no disco AQUA! Depois de longos quatro anos esperando um lançamento digno de uma banda que eu considero, ou considerava muito boa até então, não estou dizendo que o disco inteiro é ruim, ARISING THUNDER por exemplo é uma faixa muito boa, mesmo com todo aquele clichê do Melodico moderno, mas é empolgante.  Me parece que eles pegaram a formula de composição do HOLLY LAND, não sei se foi pela volta do Ricardo Confessori, mas a musica AWAKE FROM DARKNESS lembra muito o mesmo sistema de composição usado para CAROLINA VII;  só que mais curta e menos complexa. 

A MINHA SEGUNDA DECEPÇÃO: 

Muito peso sem sentido, musicas que não falam sobre nada, um power que consiste em apenas muito solo tecnica, pedais duplos, e melodias ja conhecidas pelos nossos ouvidos. 

Me parece que o Helloween tambem adotou uma formula de musicas prontas para os fãs menos criticos, menos exigentes, menos reflexivos, o Heavy Metal tambem virou um produto para comercialização, e tambem tem seus estandartes, suas formulas prontas para produzir mais do mesmo. 

TENHA UM CRITÉRIO CRITICO PARA ESCOLHER SEUS ARTISTAS, E VEJA SE ELES MAIS UMA VEZ NÃO ESTÃO SE ENCAIXANDO EM FORMULA PRONTA DE FAZER MÚSICA.

Tudo bem que lá fora as porcarias, os lixos: RESTART, FRESNO, CINE, BANDINHAS PODRES DA DISNEY já estão dominando, mas vamos preservar a autenticidade do Heavy Metal e do Rock' n ' Roll, não vamos deixar que produtores sangue-sugas, transformem tudo em lixo auditivo, e nem que as bandas se vendam a este tipo de comercio que reduz o trabalho musical em LIXO!

VIVA A AUTENTICIDADE MUSICAL!!!!!!!!!

TCHAU!  




Um comentário:

  1. Ótima postagem !

    mto bem pensada,falada e trabalhada, em questão dos albums acima; eu tbm tive ah mesma decepção.

    Questão da insdustria cultura e sua relação com ah musíca, eu não sabia disso xD.


    Ótima postagem mais uma vez =D !

    ResponderExcluir