segunda-feira, 25 de abril de 2011

Rock Nacional não faz mal !

Por Wilson Jr


Olá, meus queridos internautas mergulhados no ocio virtual!
Já falamos de algumas bandas de HEAVY METAL, angra, helloween, judas...
Mas eu queria falar um pouco mais de Rock Nacional!
E não venha me fazer essa careta de quem chupou limão! Rock Nacional tambem é bom!
Hoje em dia é claro que a coisa ta feia. Mas ja foi bom um dia...

Vou falar de uma banda que a maioria de vocês conhecem ou ja ouviram falar!
>>Engenheiros do Hawaii

Creeeedoooooo!!!!! Eu quero ouvir riffes veloses, pedais duplos, vocais rasgados e agudos!!!

Eu sei, eu sei... eu também gosto particularmente, mas...pensem que pode ser bom ouvir musica nacional!
Quando a gente justifica nosso estilo musical pela característica rítmica (de ritmo), estamos nos igualando a qualquer outro estilo que prioriza apenas o ritmo, assim como a musica eletronica, o funk, o axé....
E o rock, não! O rock é conceitual, é historico, é critico, contextual!

O rock não é RESTART, nem FRESNO, nem NX0! >> desculpe eu tentei não falar!

Mas voltando...
Quando se fala em Engenheiros as pessoas imaginam um trabalho muito antigo, de sonoridade chata, que não é empolgante, que não diz nada! >> isso é afirmação de quem não conhece! >> você nunca terá argumentos plausiveis para criticar uma coisa se antes não se propuser a ouvi-lá!>> Pesquise. Conheça. Critique. <<

A banda é originaria do Rio Grande do Sul, começaram a carreira em 1984, seu principal integrante que se mantem firme até hoje é Humberto Gessinger (vocalista, multi instrumentista, filosofo, critico, poeta) e exatamente por isso que ele se tornou uma especie de chefe, patrão da banda, tipo "dono da marca", assim como Tolki era no Strato, Kiko Loureiro no Angra, e etc...

Eu particularmente gosto de todos os discos por terem um certo teor critico-social, politico e tudo mais.
Mas vou citar alguns pra vocês:

Ouça o que eu digo: não ouça ninguém. (1988)
Destaque para as faixas:

>Cidade em Chamas
>Sob o tapete
>Desde quando
>Tribos e Tribunais
>Quem diria




  A revolta dos Dândis (1987)
  Destaque para as faixas:

>Infinita Highway
>Filmes de guerra, canções de amor
>Além dos out-doors 
>Desde aquele dia








Varias variaveis (1991)
Destaque para as faixas

>O sonho é popular
>Piano bar
>Ando só
>Quarto de hotel
>Sampa no walkman
>Muros e grades
>Não é sempre


Tchau radar! (1999)
Destaque para as faixas:

>Eu que não amo você
>Concreto e asfalto
>Nada fácil
>3X4




Surfando Karmas e D.N.A (2002)
Destaque para as faixas:

>Surfando Karmas e DNA
>3° do plural
>Pra ficar legal
>Ritos de passagem
>Sei não
>Arame farpado


Dançando no campo minado (2003)
Destaque para as faixas:

>Duas noites no deserto
>Rota de colisão
>Dançando no campo minado
>Dom Quixote
>Até o fim
>Fusão a Frio
>Outono em Porto Alegre


Bem pessoal, é isso. Espero que gostem da minha indicação, e ouçam com carinho e com moderação!
Conheçam bem os trabalhos dos caras para poder ter uma posição critica, não só esse mas tudo que esta relacionado a musica de um modo geral.
FUUUUUUUIIIIIIIIIIII!!!!!!!! >>>>>>>>>>>

2 comentários:

  1. Muito Bom Junior, parabéns ;D

    Por Bruno Ferreira ;D

    ResponderExcluir
  2. É a minha primeira visita e meu primeiro comentário aqui,e até agora gostei muito do que li.
    Engenheiros?Escolheste otimamente bem uma indicação do rock nacional! :D

    ResponderExcluir