segunda-feira, 16 de maio de 2011

Arte de capas de discos

Por Jessica (:

Desde o surgimento do LP as capas de discos sempre foram um complemento do trabalho musical realizado pelos artistas em todos os generos musicais. Desde Eric Clapton a Iron Maiden, as capas sempre foram feitas de uma forma inteligente, criativa, e que completa o trabalho dando mais sentido e contexto. Tendo sempre as mais variadas tecnicas como, fotografia, pintura, desenho, colagem (70/80), e hoje a mais utilizada o designe grafico.

Vamos ilustrar a idéia com algumas capas:

 Está aqui por exemplo do Nirvana, ilustra a futilidade capitalista que a sociedade nos impõe desde quando nascemos, o ser humano por natureza tende a se relacionar com seu meio social e ter ambições dentro dele, no nosso caso o capitalismo desenfreado, desde pequenos queremos dinheiro, não importa pra que, mas a sensação de te-lo sempre aguçou o ego individualista de muitos mercenários.








Ou como essa aqui do Pink Floyd, as camas colocadas em serie fazem referencia a produção industrial, como se os seres humanos também fossem produzidos em serie e apenas um homem sentado, ou seja, as pessoas usam a cama para dormir, momento que mergulhamos em um inconsciente profundo como se não estivéssemos ali, um resumo da sociedade moderna que dorme em um ritmo industrial e não percebem a vida passar, assim apenas um homem sentado no meio do caos silencioso da sociedade em coma reflete sobre a razão da sua propria existencia.






Enfim, as capas de albuns são complementares a ideia da musica, o som, a arte, consegue tomar formato por completo juntando o conceito da arte da capa com a sonoridade da musica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário