domingo, 15 de maio de 2011

STRATOVARIUS

Por Wilson Junior



  

 Todos, ou a grande maioria pensou que provavelmente o stratovarius não sobreviveria a saida de seu fundador: Tolkki. Pois bem, mais poderoso do que nunca o stratovarius mostrou em Elysium que continua sendo muito melhor sem o Tolkki. Sempre curti o som do strato, o primeiro disco que eu ouvi foi Visions of Europe, e foi o suficiente pra me apaixonar pelos pedais duplos e veloz de Speed of Light,  e o super vocal de Kotipelto. Pois bem, Elysium superou as expectativas que os fans começaram alimentar depois do também otimo Polaris.  
Sempre tive a opinião de que a musica sem contexto não tem o poder de fazer nada, como o Grunge (uma dor de cotovelos dos Norte Americanos por não terem tido um Punk igual da Inglaterra), musica sem contexto não diz nada e acaba tendo uma futilidade exacerbada. Mas não no caso desses Finlandeses que sempre demonstraram uma preocupação com o meio ambiente desde o Single Paradise. 

Elysium tem essa temática toda voltada para o meio ambiente, e não é pra menos, depois de todos os incidentes causados pela catástrofe global desde o descongelamento das geleiras até a invasão oceânica na costa do Japão. As musicas falam de um possivel fim da humanidade, e como disse Kotipelto em uma de suas entrevistas: 

 " Não estamos julgando ninguém, é apenas um alerta sobre como pode ser a reação da mãe natureza [...] a capa de Polaris mostra uma nave deixando a Terra. Talvez sejamos obrigados a fazer isso um dia..."


                                                                 Kotipelto; 
                                                                 Revista Road Crew
                                                                      










Na minha opinião, a produção de Elysium ficou muito melhor do que a produção do Polaris (lembrando que não estou falando das musicas em si, mas a maneira do tratamento de audio); os timbres da bateria e da guitarra ficaram mais secos, sem aquela frescura de Auto Bass, dando mais originalidade ao som. Sem falar da maravilhosa temática de conscientização da preservação da natureza.
Enfim, o Stratovarius conseguiu sobreviver muito bem sem o Tolkki. Seu ultimo trabalho ficou muito melhor do que o penúltimo,  o stratovarius continua sendo uma das melhores bandas que já conheci em toda a minha vida.

01 Darkest Hours 04:11
02 Under Flaming Skies 03:52
03 Infernal Maze 05:33
04 Fairness Justified 04:21
05 The Game Never Ends 03:54
06 Lifetime in a Moment 06:39
07 Move the Mountain 05:34
08 Event Horizon 04:24
09 Elysium 18:07




Baixar CD

Um comentário:

  1. muito bom o topico parabens. Eu curti bastante o Elysium pra min o Tolkki maum fez muita falta mas bom emfim.

    ResponderExcluir